Os temporais que atingiram Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (24) deixaram mais de 200 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em várias regiões do estado. Itajaí foi a cidade mais afetada, com cerca de 120 mil residências sem luz, seguida por cidades como Mafra, Rio do Sul, Florianópolis e Lages.
De acordo com o Diretor Regional da Celesc de Itajaí, Diego Gomes Cardoso, a interrupção foi causada por danos nas linhas de transmissão nos bairros Itaipava e Cordeiros, além da subestação de Camboriú, em Balneário Camboriú. “Foi um cabo partido devido aos ventos, e estamos trabalhando para restabelecer o fornecimento em cerca de uma hora”, afirmou.
A última atualização às 19h indicava que Itajaí ainda tinha mais de 120 mil unidades consumidoras sem energia, seguido de Mafra, com mais de 12.800, Rio do Sul com mais de 8 mil, Florianópolis com 7.783 e Lages com 4.313 casas sem luz.
A Defesa Civil de Santa Catarina está monitorando a situação em todo o estado. Rajadas de vento de até 100 km/h foram registradas em Laguna, Urupema e Curitibanos, aumentando o risco de mais estragos. A orientação é para que os moradores busquem abrigo seguro e evitem áreas de risco até que a situação se normalize.
A Defesa Civil também divulgou uma lista das cidades mais atingidas, com Laguna registrando rajadas de vento de até 100 km/h, seguida por Urupema com 95 km/h e Curitibanos com 89 km/h.
Fonte: SCC10
Imagens: Celesc