Prefeitura de Pelotas divulgou os nomes das vítimas fatais do trágico acidente que ocorreu na BR-376, em Guaratuba, entre a divisa do Paraná e Santa Catarina, na madrugada de domingo (20). O acidente envolveu uma van que transportava atletas de um time de remo, parte do projeto “Remar para o Futuro”, que retornava do Campeonato Brasileiro Unificado de Remo, onde conquistaram sete medalhas. A van foi atingida por uma carreta que, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), teria perdido os freios, causando a colisão.
As nove vítimas, entre atletas adolescentes, o técnico da equipe e o motorista da van, foram identificadas como:
• Samuel Benites Lopes, 15 anos, de São José do Norte
• Henry Fontoura Guimarães, 17 anos, de Pelotas
• João Pedro Kerchiner, 17 anos, de Pelotas
• Helen Belony, 20 anos, de Pelotas
• Nicole da Cruz, 15 anos, de Pelotas
• Angel Souto Vidal, 16 anos, de Pelotas
• Vitor Fernandes Camargo, 17 anos, de Pelotas
• Oguener Tissot, 43 anos, técnico da equipe, de Pelotas
• Ricardo Leal da Cunha, 52 anos, motorista da van
Outras duas pessoas que estavam na van foram encaminhadas para o hospital de Joinville com ferimentos leves.
A tragédia chocou a cidade de Pelotas, que decretou luto oficial de sete dias. A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu com os familiares das vítimas e está coordenando o traslado dos corpos em parceria com as autoridades do Paraná. O projeto “Remar para o Futuro”, realizado pela Prefeitura de Pelotas em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tinha como objetivo a inclusão social de jovens da rede pública por meio do esporte.
Nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, expressou seu pesar pela perda dos jovens talentos: “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também manifestou solidariedade aos familiares, declarando que “não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto”.
O acidente envolveu três veículos: um carro de passeio, uma van de turismo e a carreta. A carreta, com placas de Rio Grande, teria perdido os freios e colidido na traseira da van, que foi empurrada contra o automóvel e depois arrastada para fora da pista. As equipes de resgate trabalham no local para remover a carreta tombada e retirar os corpos.
A investigação sobre as causas exatas do acidente está em andamento, e mais informações serão divulgadas pelas autoridades.
Fonte: G1