Na manhã desta sexta-feira (11), a Operação Griffin, coordenada pelo CyberGAECO, resultou na prisão em flagrante de seis pessoas envolvidas no armazenamento de material de abuso sexual infantil. A ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina, incluindo Indaial, Florianópolis, Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Guaramirim, Lages e Otacílio Costa.
A operação, que faz parte de uma força-tarefa do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), tem como objetivo identificar e prender criminosos que atuam na internet, armazenando e distribuindo pornografia infantil. Além das forças locais, a operação contou com a colaboração da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), além da Polícia Científica, que auxiliou no cumprimento das medidas judiciais.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos por diversas comarcas do estado, atendendo às solicitações das Promotorias de Justiça. O GAECO, composto por diversas instituições, como o Ministério Público, a Polícia Civil e Militar, além de outros órgãos, tem como missão combater as organizações criminosas em Santa Catarina.
Fonte: O Município
Foto: GAECO/Divulgação