O furacão Milton atingiu a costa da Flórida na noite desta quarta-feira (9), causando destruição e deixando mais de 1 milhão de residências e empresas sem energia. Com ventos de até 177 km/h e rajadas ainda mais fortes, Milton, agora classificado como um furacão de categoria 2, trouxe inundações perigosas e outros danos generalizados.
Apesar da redução na sua intensidade, os impactos ainda são graves. Autoridades alertam para o risco de inundações fatais e danos significativos à infraestrutura da região. Milton deverá continuar atravessando o estado durante a madrugada de quinta-feira (10), e seus efeitos perigosos estão sendo sentidos a centenas de quilômetros de seu centro.
Este é o terceiro furacão a atingir a Flórida em 2024, após Francine e Helene, o que iguala um recorde histórico de três furacões em uma única temporada. A última vez que isso aconteceu foi em 2005. O furacão Milton também ganhou destaque por sua rápida intensificação, subindo para categoria 5 enquanto atravessava as águas aquecidas do Golfo do México.
As autoridades locais continuam pedindo que os moradores se mantenham em alerta, evacuem as áreas de risco e sigam as instruções de segurança enquanto a tempestade segue seu curso.
Fonte: CNN