Notícias

Chuva Preta Pode Atingir Santa Catarina; Defesa Civil Alerta para Riscos à Saúde

A partir desta sexta-feira, 13, Santa Catarina pode ser impactada pelo fenômeno da “chuva preta”, alertou a Defesa Civil estadual. Esse fenômeno raro, que atingiu o Rio Grande do Sul nesta semana, ocorre quando a fuligem, oriunda de queimadas intensas, se mistura com a água da chuva, tornando-a escura. No Rio Grande do Sul, moradores de Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte registraram o episódio na última segunda-feira, 9.

O fenômeno é decorrente das fumaças provenientes das queimadas na Amazônia, que afetam a qualidade do ar desde o início de agosto. A fuligem presente na atmosfera, ao entrar em contato com a água da chuva, provoca a coloração escura característica, explica o meteorologista Marcelo Marins. Este cenário é resultado de uma intensa massa de ar seco e quente que se instalou sobre a região central da América do Sul, agravando as queimadas.

As queimadas e a baixa umidade do ar, que chegou a níveis de 20% em algumas áreas de Santa Catarina, especialmente no Grande Oeste e Planaltos, têm gerado preocupações quanto à qualidade do ar e à saúde da população. Ventos em alta altitude estão transportando fumaça das queimadas do centro-oeste e norte do Brasil, além de Bolívia e Paraguai, para o estado, aumentando o risco de problemas respiratórios e cardiovasculares, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, emitiu um Aviso Meteorológico em nível de Atenção desde o último domingo, 8, alertando sobre os riscos associados à baixa umidade e à onda de calor. As estações de monitoramento em Tubarão e Capivari de Baixo registraram concentrações de Partículas Inaláveis (MP10) que variam de moderadas a ruins, podendo provocar sintomas como tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta, além de agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

As autoridades recomendam que a população evite atividades físicas ao ar livre, mantenha-se hidratada, utilize umidificadores em ambientes internos e procure assistência médica caso persistam sintomas respiratórios.

Com a chegada de uma frente fria na sexta-feira, 13, a previsão é de aumento de nuvens e chuva em Santa Catarina, o que deve melhorar a qualidade do ar no estado ao redirecionar o transporte de fuligem para o centro-oeste e sudeste do Brasil.

Faça parte do nosso Grupo e receba no WhatsApp notícias do Portal OBV. publicidade

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão