No período de janeiro a julho de 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina registrou um total de 35.018 ocorrências relacionadas a doenças cardiovasculares. A região do Alto Vale do Itajaí se destacou como a mais afetada, com 7.074 atendimentos, seguida pela Grande Florianópolis (6.825), Norte/Nordeste (6.115) e Sul (5.826).
Durante o inverno, o risco de doenças cardiovasculares aumenta em até 30% devido à queda das temperaturas, que provoca a contração dos vasos sanguíneos e o aumento da pressão arterial para conservar o calor. Isso pode levar a problemas graves como infarto e dor no peito.
O médico Alfredo Busch, gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), destaca que fatores como tabagismo, colesterol elevado, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dessas doenças. Os diabéticos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.
Prevenir e identificar problemas cardiovasculares precocemente é crucial para evitar complicações graves e salvar vidas. A conscientização e o cuidado contínuo são essenciais para a saúde do coração.