Nesta quinta-feira, 15, o Banco Central (BC) comunicou que dados pessoais vinculados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual foram expostos devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição. O vazamento ocorreu entre 23 de julho e 5 de agosto deste ano.
De acordo com o BC, os dados expostos incluem informações cadastrais como nome do usuário, CPF (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência e número da conta, mas não incluem dados sensíveis como senhas, movimentações financeiras ou outros dados sigilosos.
O BC informou que os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo ou internet banking do banco, e não por outros meios como SMS, chamadas telefônicas ou e-mails. A instituição afirmou que medidas regulatórias estão sendo tomadas e que a página específica do BC continuará a registrar incidentes de segurança.
O BTG Pactual confirmou que o vazamento ocorreu devido a consultas pontuais utilizando CPFs obtidos fora de seu sistema, que permitiram a visualização de dados de agência e conta corrente. O banco assegurou que não houve invasão de sistemas e que nenhuma informação sensível foi exposta. A instituição também ressaltou a prioridade dada à segurança das informações e disponibilizou seus canais de atendimento para esclarecer dúvidas.