Na BR-101, próximo a Palhoça/SC, um congestionamento persiste por quase dois dias, com mais de 15 quilômetros de fila em ambos os sentidos. Na fila, centenas de veículos estão parados, com pessoas buscando alcançar bairros locais ou aguardando alternativas para evitar o engarrafamento.
Um grupo de turistas argentinos que retornava ao seu país recebeu assistência da PRF nesta tarde. Após quase 48 horas em um ônibus parado, foram transferidos para outro veículo, escoltado pela PRF, seguindo em direção a Balneário Camboriú. Além disso, as autoridades locais estão distribuindo água mineral, frutas e alimentos de consumo rápido para os que estão retidos.
Apesar dos esforços para prestar auxílio aos afetados, é recomendado evitar trafegar na BR-101 em Palhoça. As equipes de engenharia da Arteris Litoral Sul continuam trabalhando no Morro dos Cavalos, sem previsão para a normalização do trânsito.
A rodovia encontra-se bloqueada no Morro dos Cavalos desde sábado, após uma queda de barreira e afundamento da pista, com barreiras preventivas instaladas nos km 229 e 236.
Como rotas alternativas na pista sentido Sul, é sugerido acessar a BR-282 no km 215 da BR-101/SC, seguir até Lages/SC, pegar a BR-116/SC até Caxias do Sul/RS e depois a BR-453 até Terra de Areia.