O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º), presidente da Câmara dos Deputados. Com 444 votos, ele venceu a disputa em primeiro turno, superando os deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Motta era considerado o favorito para a presidência e conseguiu apoio de partidos de diferentes espectros políticos, como PT e PL. Ele também contou com o respaldo do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que o apontou como um nome de consenso.
Aos 34 anos, Hugo Motta se tornou o presidente mais jovem da história da Câmara. Sua trajetória política começou cedo: em 2010, foi eleito o deputado federal mais jovem do Brasil, aos 21 anos. Ele pertence a uma tradicional família política da Paraíba, com base na cidade de Patos. Seu pai, Nabor Wanderley, é prefeito do município, cargo que também já foi ocupado por sua avó, Francisca Motta, e seu avô paterno.
Antes de assumir a presidência da Casa, Motta foi titular da Comissão de Finanças e Tributação e presidiu a CPI da Petrobras em 2015. Em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que estabeleceu um limite para as despesas anuais com precatórios. Atualmente, cumpre seu quarto mandato como deputado federal, tendo sido eleito com 158.171 votos.
Fonte: Correio Braziliense
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados