Um tornado de grande intensidade atingiu o Paraná na tarde de sexta-feira (7), provocando destruição e deixando ao menos seis pessoas mortas e mais de 430 feridas. As cidades mais afetadas foram Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, segundo informações da Defesa Civil.
Em Rio Bonito do Iguaçu, cerca de 90% da área urbana foi destruída. O fenômeno foi classificado como um tornado EF3, com ventos que podem ultrapassar 180 km/h. Casas foram destelhadas, veículos arrastados e postes de energia derrubados.
Um hospital de campanha foi montado para atender os feridos, e mais de 3 mil imóveis permaneciam sem energia até a noite de sexta-feira. A Defesa Civil Estadual enviou toneladas de materiais e mantimentos, incluindo telhas, cestas básicas, colchões e kits de higiene.
O Paraná é um dos nove estados em alerta de tempestades neste fim de semana devido à formação de um ciclone extratropical, de acordo com o Inmet. Desde o início de novembro, 14 municípios paranaenses já decretaram situação de emergência por conta das chuvas e ventos intensos.
Fonte: Itatiaia



