Um alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) coloca 129 cidades catarinenses sob perigo potencial de temporais nesta sexta-feira (22). As previsões indicam chuvas intensas, com volumes de até 50 mm por dia, além de ventos fortes que podem atingir velocidades de até 60 km/h.
As regiões mais afetadas incluem o Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte de Santa Catarina, especialmente áreas próximas à divisa com o Paraná. Essa condição é causada por uma frente fria que avança pelo país, impactando não apenas o Sul, mas todas as regiões do Brasil.
Apesar do volume significativo de chuvas e ventos intensos, o risco para cortes de energia, quedas de árvores e alagamentos é considerado baixo. Ainda assim, o Inmet recomenda que a população adote medidas de segurança durante os temporais, como:
•Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
•Permanecer em locais seguros e abrigados;
•Proteger bens pessoais com sacos plásticos em caso de alagamentos;
•Observar alterações em encostas próximas.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Fique atento às condições climáticas e evite se expor desnecessariamente aos riscos.
Fonte: ND+
Foto: Inmet/Reprodução/ND