O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) concluiu com êxito o primeiro feriado prolongado da pré-temporada da Operação Estação Verão, realizado entre os dias 12 e 18 de novembro. Com as altas temperaturas, praias, rios e lagos no estado receberam um grande fluxo de moradores e turistas, incluindo um aumento significativo de visitantes internacionais.
Durante o período, foram registrados 81 salvamentos de vítimas de afogamento, a maioria homens com idade média de 28 anos. O horário com maior incidência de ocorrências foi entre 14h e 18h. Não houve óbitos em áreas monitoradas por guarda-vidas, refletindo o sucesso das ações preventivas da corporação.
Entretanto, três afogamentos fatais ocorreram em locais sem cobertura de guarda-vidas: dois em águas salgadas, nas cidades de Penha e Itapoá, e um em água doce, em Siderópolis. O CBMSC reforça a importância de utilizar o aplicativo CBMSC Cidadão para identificar praias com condições seguras e monitoradas por guarda-vidas.
Reforço no Litoral Sul
Na região do Litoral Sul, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar iniciou as operações em cinco praias monitoradas, incluindo Balneário Rincão e Morro dos Conventos. O subcomandante, major Renan Fernandes, destacou a importância de buscar praias com postos ativos para garantir a segurança dos banhistas.
Dicas de Prevenção
•Evite nadar sob o efeito de álcool ou entorpecentes.
•Não entre na água logo após refeições.
•Fique em áreas onde a profundidade não ultrapasse a altura do umbigo.
•Respeite a sinalização de bandeiras nas praias.
A Operação Estação Verão, que inclui pré-temporada, temporada e pós-temporada, é a maior realizada pelo CBMSC, garantindo segurança preventiva e resposta rápida a emergências em todo o estado.