Nesta quarta-feira (15), o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Jaci de Liz, e os vereadores Gilson Valentini e Marcos Krueger realizaram a primeira reunião oficial com o prefeito Aristides Elói Valentini. O encontro, que aconteceu no gabinete da Prefeitura, teve como pauta principal o reajuste salarial dos servidores públicos municipais, cuja data-base é o mês de janeiro, conforme determina a lei.
Em Taió, o reajuste do funcionalismo público é tradicionalmente baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumula 4,77% nos últimos 12 meses. O prefeito adiantou que estudos para o envio do projeto à Câmara estão sendo finalizados e que ele será apresentado na próxima semana.
Além da reposição inflacionária, há a possibilidade de discutir um aumento real nos meses seguintes, algo que não ocorre desde 2020. O tema será debatido novamente na terça-feira (21), em uma nova reunião entre o prefeito e os vereadores, antes do envio do projeto ao Legislativo.
A votação do reajuste salarial é prioridade no início do ano, já que é essencial para agilizar o fechamento da folha de pagamento nos departamentos de Recursos Humanos e Contabilidade.
Fonte: Albanir Junior / Câmara de Vereadores de Taió