Nesta semana, a Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol) promove o Curso de Resposta a Agressores Ativos, que conta pela primeira vez com a participação de dois agentes da Guarda Municipal de Rio do Sul. A capacitação prepara os profissionais para atuarem como primeiros interventores em incidentes ocorridos em escolas e ambientes similares.
Com carga horária de 32 horas/aula, o curso é dividido entre atividades teóricas e práticas. O conteúdo segue um protocolo desenvolvido pela Polícia Civil de Santa Catarina, baseado em treinamentos realizados pela SWAT de Utah, nos Estados Unidos.
As atividades práticas estão acontecendo em uma escola de Rio do Sul, que serve como ambiente simulado para os exercícios. Policiais Civis das Delegacias Regionais de Rio do Sul e Ituporanga, junto com os Guardas Municipais, participam do treinamento.
O objetivo da iniciativa é aprimorar a resposta das forças de segurança em situações de risco extremo, como ataques a instituições de ensino, garantindo agilidade e eficiência no atendimento.
Fonte: GCD
Foto: divulgação/Polícia Civil de Rio do Sul