Notícias

Placas de Carros Devem Novamente Exibir o Município; Saiba Quando Entrará em Vigor

Após apenas cinco anos da introdução da Placa de Identificação Veicular (PIV), mais conhecida como placa Mercosul, um projeto de lei em andamento no Congresso Nacional propõe a inclusão novamente do município e estado de registro do veículo nesse item de identificação dos carros.

Recentemente aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, a matéria agora segue para avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Desde sua implementação em 2018, a placa Mercosul gradualmente substituiu a antiga placa cinza, que continha informações sobre a cidade e estado de registro do veículo.

Por que a mudança nas placas?

A alteração teve como principal objetivo a padronização com os países do Mercosul e a dificultação de falsificações.

No entanto, ao contrário do modelo anterior, a Placa Mercosul não mostra o município de origem do veículo, embora essa informação esteja disponível no aplicativo oficial do governo federal, o Sinesp Cidadão.
Outra mudança significativa foi na ordem dos caracteres de registro do veículo. Na versão anterior, os sete caracteres eram sequenciados em três letras e quatro números (LLLNNNN), enquanto no modelo atual, a ordem é LLLNLNN.

A substituição da placa cinza pela Placa Mercosul é obrigatória apenas em situações específicas, como mudança de estado ou município e transferência de propriedade do veículo.

Retorno das placas antigas

A proposta de reintroduzir as informações de cidade e estado nas placas dos carros faz parte de um projeto de lei de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC).
Segundo o senador, essa medida é de suma importância para as autoridades de trânsito e segurança pública, facilitando a rápida identificação do veículo em casos de roubo, furto e infrações de trânsito.

Para se tornar lei, o projeto precisa modificar o Código de Trânsito Brasileiro e ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, além de passar pela Câmara dos Deputados e receber a sanção presidencial. O texto ainda está em discussão e pode sofrer alterações durante o processo legislativo.

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão