As obras de modernização e recuperação da Barragem Sul, em Ituporanga, seguem avançando, com mais de 50% dos trabalhos já concluídos, segundo o Governo do Estado. O projeto inclui a substituição das comportas C4 e C5, a recuperação das galerias de concreto e a modernização dos sistemas elétrico e hidráulico. O investimento total é de R$ 23 milhões.
Uma das principais etapas em andamento é a substituição da comporta C4, prevista para ser entregue até 10 de abril, com instalação na segunda semana de maio. Já a comporta C5, que operou por 50 dias antes de precisar de nova substituição, está funcionando provisoriamente enquanto aguarda a instalação definitiva junto com a C4.
Outro avanço importante é a modernização do sistema de trilhos (monovia) nas galerias de acesso, permitindo o transporte mais ágil e seguro de equipamentos pesados, facilitando a manutenção e a troca das comportas.
A obra faz parte de um plano estadual para reforçar a infraestrutura de contenção de cheias no Vale do Itajaí, incluindo a substituição das cinco comportas da barragem, revisão estrutural das galerias, troca da blindagem metálica e modernização elétrica, com a implementação de um sistema de operação remota.
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, destacou a importância da obra para a segurança da população. O governador Jorginho Mello também enfatizou que a recuperação das barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux foi tratada como prioridade pelo governo estadual.
Fonte: GCD
Foto: Jonatã Rocha/Secom