No primeiro semestre de 2024, os aeroportos de Santa Catarina experimentaram um impressionante aumento de 100,5% no número de passageiros internacionais em comparação com o mesmo período do ano passado. Com um total de 437,2 mil passageiros, o estado se destaca como o terceiro maior destino internacional do Brasil.
Os dados, coletados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) em colaboração com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), refletem o crescimento robusto no setor. O secretário da SPAF, Beto Martins, atribui esse sucesso às novas operações internacionais da Copa Airlines, iniciadas no final de junho, e à futura entrada da TAP, prevista para setembro, o que deve consolidar ainda mais a posição de Santa Catarina.
Além do aumento no fluxo de passageiros, a movimentação de cargas internacionais também cresceu 37% no primeiro semestre, totalizando 2 mil toneladas, todas pelo Aeroporto de Florianópolis.
No mercado doméstico, os aeroportos catarinenses registraram um crescimento de 2,8% no número de passageiros, com cerca de 3,4 milhões de pessoas viajando pelos terminais. O Aeroporto de Florianópolis liderou com 1,7 milhão de passageiros, seguido por Navegantes com 1,05 milhão e outros aeroportos menores em Chapecó, Joinville, Jaguaruna e Correia Pinto.
O setor de cargas domésticas também teve um desempenho positivo, com um crescimento de 24,5%, alcançando 7,1 mil toneladas.
Para mais atualizações, participe do grupo de informações da OBV Online Notícias no WhatsApp.
https://chat.whatsapp.com/EAWe7Kqsv65IaGsdq2bABP