O pequeno Enzo Joaquim Machado, de 6 anos, morador de Taió, enfrenta uma luta desde os 6 meses de vida, quando foi diagnosticado com hidrocefalia. Essa condição crônica é causada pelo acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro, o que gera pressão e danos nas áreas cerebrais.
Nos últimos três anos, Enzo começou a apresentar fortes dores de cabeça e convulsões, o que levou sua família a buscar diversas opiniões médicas. Ele chegou a ser operado no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, mas ainda não recebeu um diagnóstico definitivo que explique todas as complicações.
Em 2 de janeiro, a família pagou uma consulta com o médico responsável pela primeira cirurgia de Enzo. No entanto, o diagnóstico foi preocupante: a água acumulada no cérebro está comprometendo áreas responsáveis pela fala e pela coordenação motora.
Para solucionar o problema, Enzo precisa de uma cirurgia urgente para trocar o dreno que não está funcionando corretamente. Infelizmente, devido à longa fila de espera no SUS, a intervenção precisa ser feita de forma particular, com um custo estimado de R$ 70 mil.
A família, que já enfrenta grandes desafios financeiros, está pedindo ajuda da comunidade para arrecadar o valor necessário. Quem quiser contribuir pode fazer doações via Pix para a chave CPF: 139.825.289-17 ou participar da vaquinha online clicando aqui.
A solidariedade da comunidade é essencial para que Enzo tenha a chance de viver com mais qualidade de vida e superar os desafios impostos pela doença.
Fonte: Rádio Educadora 90,3 fm