Na tarde de sábado, a Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi palco da vitória de Jalisco da Gap São Pedro no Freio de Ouro 2024. O cavalo colorado, montado pelo renomado ginete Daniel Teixeira, confirmou seu favoritismo e conquistou o título em sua 43ª edição.
Jalisco, de propriedade do criador Eduardo Macedo Linhares e exposto pelo condomínio Jalisco da Gap São Pedro, teve um desempenho notável, vencendo a etapa da Morfologia e mantendo a liderança com altas pontuações nas provas da Mangueira, Bayard Sarmento e Paleteada, totalizando 22,105 pontos. O Freio de Prata foi conquistado por Campana Echo a Mano, do criador Mario Moglia Suñe.
Entre as fêmeas, a campeã foi a égua Capanegra Doña Guinda-te, de pelagem lobuna, criada por Fernando Pons da Cabanha Capanegra de Carazinho e montada por Dudu Quadros. Com uma pontuação final de 21,177, Capanegra Doña Guinda-te se destacou na paleteada, superando a vencedora do Freio de Prata, Iluminada da Rio Negro, da Estância Rio Negro de Bagé.
A final do Freio de Ouro contou com 16 conjuntos de machos e 16 de fêmeas. A competição, promovida pela Associação de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), incluiu a participação de jurados especializados: Diogo Pinto Ferreira, Luciano Correa Passos e Mateus Gularte Silveira para as fêmeas, e Fernando Guilherme Horst, Leonardo Alberton Ardenghy e Thiago Schilling de Ávila para os machos.