A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou nesta quinta-feira (4) a autorização para a operação de dois novos aeroportos em Santa Catarina, ampliando para 21 o número de estruturas aptas a receber voos no estado. Os aeroportos de São Joaquim (Ismael Nunes) e Dionísio Cerqueira foram oficialmente inscritos, marcando um marco significativo na aviação catarinense.
O aeroporto de São Joaquim, localizado na Serra Catarinense, volta a operar após 32 anos de fechamento oficial desde 1992. Já Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, reabre suas portas após 11 anos, desde sua última operação em 2013.
Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, destacou que, no início de 2023, três estruturas aeroportuárias estavam fechadas no estado. Com a recente liberação em Forquilhinha e as novas autorizações em São Joaquim e Dionísio Cerqueira, todas as 21 estruturas estão agora plenamente operacionais ou em processo de reativação.
As portarias da ANAC serão em breve publicadas no Diário Oficial da União (DOU), consolidando as autorizações que impulsionam o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária de Santa Catarina.
VEJA FOTOS DOS AEROPORTOS LIBERADOS PELA ANAC:
Aeroporto de São Joaquim (Foto: Wagner Urbano, Prefeitura de São Joaquim
Aeroporto de São Joaquim (Foto: Wagner Urbano, Prefeitura de São Joaquim)
Aeroporto de Dionísio Cerqueira ganha autorização para operar (Foto: Roberto Zacarias/Secom)
Aeroporto de Dionísio Cerqueira passa a ficar liberado (Foto: Arquivo NSC)
Homologação deverá ser confirmada nos próximos dias (Foto: Wagner Urbano, Prefeitura de São Joaquim)