O deputado estadual Oscar Gutz (PL) apresentou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um Projeto de Lei que propõe denominar “Rodovia Deputado Gervásio José Maciel” o trecho da SC-281 que liga os municípios de Atalanta e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.
A proposta tem como objetivo reconhecer a trajetória pública e o legado do ex-deputado, ex-prefeito e líder regional Gervásio José Maciel, uma das figuras mais marcantes do desenvolvimento político e econômico do Alto Vale.
O projeto será apreciado durante a sessão itinerante da Bancada do Vale do Itajaí, prevista para o fim do mês em Balneário Camboriú, e terá como relator o deputado Mauro de Nadal (MDB).
Homenagem a uma vida dedicada ao serviço público
Natural de Palhoça, Gervásio José Maciel nasceu em 1942 e mudou-se ainda criança para Ituporanga, onde construiu uma carreira dedicada ao serviço público e ao desenvolvimento regional. Foi professor, contador, advogado e jornalista, além de exercer cargos técnicos e administrativos, inclusive no Tribunal de Contas do Estado.
Maciel foi deputado estadual por três mandatos (1978, 1990 e 1994), além de prefeito e vice-prefeito de Ituporanga. Também presidiu a AMAVI e a FECAM, consolidando-se como um dos principais defensores do municipalismo catarinense.
Entre suas contribuições mais lembradas está a criação da ExpoCace, evento que deu origem à Festa Nacional da Cebola, símbolo da economia e do turismo regional.
Reconhecimento histórico
Para o deputado Oscar Gutz, a homenagem é uma forma de eternizar o legado de um líder que marcou gerações.
“Gervásio Maciel foi um exemplo de liderança e de compromisso com a nossa região. Deixou um legado de trabalho, visão de futuro e amor por Ituporanga e pelo Alto Vale. Dar o seu nome à rodovia que liga Atalanta e Ituporanga é eternizar a história de quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa terra”, destacou o parlamentar.
Sobre a rodovia
A pavimentação da SC-281, entre Atalanta e Ituporanga, está na reta final, com 90% das obras concluídas. O Governo do Estado investe quase R$ 100 milhões nos 19,3 quilômetros de extensão do trecho, uma reivindicação antiga da região, aguardada há mais de 40 anos.
Fonte: Agência Alesc