Na madrugada desta segunda-feira (2), o Litoral Sul de Santa Catarina foi surpreendido por um tsunami meteorológico que atingiu especialmente o município de Jaguaruna, na região da Esplanada. O fenômeno causou estragos significativos, como a queda de muros residenciais, e gerou grande preocupação entre os moradores locais.
De acordo com o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a combinação de ventos fortes, chuva intensa e a queda acentuada da pressão atmosférica, associada à lua nova, contribuiu para a maré alta, que gerou o avanço das águas na orla. O fenômeno afetou as localidades de Esplanada, Campo Bom e Copa 70.
Este evento não é isolado. Nos últimos oito anos, o Litoral Sul de SC registrou pelo menos dois outros tsunamis meteorológicos. O mais recente ocorreu na Praia do Cardoso, em Laguna, e, em 2016, o fenômeno atingiu Torneiro, Barra Velha e Ilhas, com carros sendo arrastados pelo mar.
A Defesa Civil confirmou que o fenômeno é raro e difícil de prever, destacando que, neste caso, foi identificado um aumento momentâneo da maré de um metro em um curto espaço de tempo. O tsunami meteorológico foi claramente diferente das ressacas comuns, sendo associado a uma Linha de Instabilidade presente no momento da ocorrência.
Fonte: ND+
Fotos: Paulo Hunter/ Nd