Um novo golpe envolvendo falsos boletos de multas com QR Code tem preocupado autoridades em Santa Catarina. Em Criciúma, documentos fraudulentos simulando notificações do Detran/SC foram encontrados nos para-brisas de veículos, com aparência oficial e suposto vínculo ao Governo do Estado.
A fraude foi identificada por funcionários da agência do Detran no município e denunciada ao órgão estadual. O golpe consiste em um aviso de multa com um QR Code que direciona a vítima ao pagamento de um valor — porém, o documento não é legítimo.
Segundo o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, o órgão tem sido alvo constante de golpistas, especialmente por meios eletrônicos. “Já tivemos problemas com sites falsos, mensagens de suspensão da CNH, e-mails cobrando multas que não existem e agora com papéis deixados nos veículos. É essencial que a população desconfie e verifique antes de pagar qualquer valor”, alertou.
O Detran/SC reforça que:
- Não aceita Pix como forma de pagamento;
- Não oferece desconto para cota única de IPVA;
- Não aplica multas diretamente nas ruas ou rodovias;
- Os boletos legítimos são emitidos via DARE (Documento de Arrecadação de Receita Estadual);
- O site oficial é: www.detran.sc.gov.br.
Em caso de suspeita, a orientação é não efetuar o pagamento, consultar os canais oficiais e registrar boletim de ocorrência. O cidadão pode conferir suas pendências pelo Detran Digital ou com a atendente virtual Catarina, pelo número (48) 3664-1800.
Foto: Divulgação / Detran/SC