Proposta autoriza convênio para a realização do projeto através de parceria entre Secretaria de Educação e Corpo de Bombeiros
A Câmara de Vereadores de Taió aprovou projeto de lei ordinária (PLO 022/2025) que trata da criação do Projeto Bombeiro Mirim. A proposta, que foi encaminhada pelo Executivo, foi apreciada em dois turnos pelos vereadores e contou com a aprovação unânime.
O projeto vai envolver estudantes com idade entre seis e 14 anos, matriculados e com frequência escolar. Entre as atividades desenvolvidas previstas no projeto estão, treinamento com instrutores dos Bombeiros, reforço escolar, atividades recreativas, noções de higiene e saúde, e práticas de consciência ambiental.
A proposta aprovada na Câmara permite a celebração de convênio entre o Município e o Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros de Taió, para a realização das atividades. Todos os estudantes envolvidos no projeto vão receber material apropriado para a participação no curso e programa.
Na justificativa do projeto o Executivo informou que o projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e que vai ajudar na formação integral dos jovens. A medida vai buscar fortalecer valores éticos e de solidariedade e auxiliar no desenvolvimento do senso de responsabilidade social. “O Projeto Bombeiro Mirim vai transmitir conhecimentos sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, preservação ambiental, cidadania, civismo e respeito ao próximo”, destaca o documento.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jaci de Liz, parabenizou a iniciativa e lembrou que ele participou de projetos assim, no município de Rio do Sul. “Esse é um projeto que ajuda na formação das crianças e dos nossos jovens, estou muito feliz que uma proposta dessas tenha passado pela Câmara, eu já participei de projetos assim e sei da importância que isso pode representar na formação desses estudantes que irão participar”, destacou o presidente da Câmara.