O 15º Batalhão de Bombeiros Militar (15º BBM), em Rio do Sul, finalizou o treinamento para capacitar bombeiros no uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), popularmente conhecidas como drones. A formação visa aprimorar o preparo dos profissionais para utilizar a tecnologia de forma eficiente em operações de emergência.
Durante o curso, os bombeiros militares aprenderam técnicas de manuseio e controle preciso das aeronaves, além de captar imagens e realizar análises em tempo real dos locais de atuação. Os bombeiros de Rio do Sul podem usar os drones em ocorrências como buscas em áreas de difícil acesso ou combate a incêndios. A visualização aérea detalhada proporcionada pelos drones facilita o planejamento e a execução das operações.
O uso de drones em operações de emergência permite uma resposta mais rápida e eficiente, aumentando assim a segurança tanto para as equipes quanto para as pessoas em situação de risco. A capacitação também oferece maior precisão na análise dos cenários, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas durante as ocorrências.
Foto: Corpo de Bombeiros