Na noite desta segunda-feira, dia 31, um avião da Latam que fazia o voo LA3276 entre Guarulhos, em São Paulo, e Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, saiu da pista ao pousar no aeroporto Serafim Enoss Bertaso. O incidente ocorreu por volta das 19h45, quando a aeronave percorreu toda a extensão da pista e parou em uma área de escape gramada.
Equipes de emergência foram acionadas imediatamente para prestar assistência aos passageiros e tripulantes. A Latam confirmou, em nota, que todos estão em segurança.
“A Latam Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3276 (São Paulo/Guarulhos-Chapecó) de segunda-feira (31/03) ultrapassou o limite da pista durante o pouso. A aeronave parou no gramado e todos os passageiros e tripulantes se encontram em segurança. A Latam oferecerá toda a assistência necessária aos clientes”, informou a companhia aérea.
A concessionária Voe Xap, responsável pelo aeroporto de Chapecó, também declarou que suas equipes foram rapidamente mobilizadas para prestar suporte aos passageiros e que trabalha para liberar a pista o mais breve possível.
Segundo relatos de passageiros, o avião chegou a se aproximar do aeroporto para pouso, mas teve que arremeter devido ao fechamento temporário da pista. Após cerca de 10 minutos, a tripulação anunciou uma nova tentativa. Cerca de 15 minutos depois, a aeronave realizou o pouso, que foi descrito como “forçado”, em meio a uma grande quantidade de água na pista devido às chuvas intensas na região.
Apesar do susto, vídeos que circulam nas redes sociais mostram os passageiros comemorando e aplaudindo após o pouso. A previsão é que a aeronave seja retirada da área de escape na manhã desta terça-feira, dia 1º. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve enviar técnicos a Chapecó para investigar as circunstâncias do incidente.
Fonte: Oestemais.com