Na quinta-feira (04), o governador Jorginho Mello anunciou um marco na saúde do Alto Vale com a implantação do serviço de radioterapia no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul. Um convênio de R$ 10 milhões foi assinado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para aquisição de um acelerador linear, visando ampliar os tratamentos oncológicos na região.
O equipamento, que será instalado em uma moderna Casamata, representa um avanço significativo para o atendimento a pacientes com câncer no Alto Vale do Itajaí. A construção da estrutura especializada está prevista para começar em breve, após a liberação dos recursos para a compra do equipamento importado, processo que pode levar alguns meses.
Desde 2023 até junho de 2024, foram realizados 273 tratamentos de radioterapia para pacientes do Alto Vale do Itajaí em hospitais de Blumenau, destacando a necessidade e a relevância do novo serviço local. O Centro Oncológico do HRAV já atendeu mais de 26,7 mil pacientes desde sua inauguração em 2018, oferecendo tratamentos de quimioterapia com tecnologia avançada.
Com esses avanços, espera-se que a implantação da radioterapia no Hospital Regional Alto Vale reduza a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades, proporcionando maior conforto e eficiência nos tratamentos, que podem variar de 10 a 40 dias úteis dependendo da condição do paciente.
Este investimento significativo reflete o compromisso do governo estadual em melhorar o acesso à saúde e fortalecer os serviços oncológicos na região, beneficiando diretamente os moradores de Rio do Sul e municípios vizinhos como Presidente Getúlio, Ituporanga, Agrolândia, Taió e Pouso Redondo.