Notícias

Detento morre com suspeita de meningite no Presídio de Rio do Sul

Yago Viturino, de 27 anos, morreu com suspeita de meningite no Presídio Regional de Rio do Sul. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (Sejuri), que aguarda a confirmação do diagnóstico por meio de exames laboratoriais.

Yago estava detido na unidade há cerca de oito meses. Após a notificação do caso, medidas emergenciais foram adotadas, como o isolamento dos detentos que tiveram contato direto com ele e a aplicação dos protocolos sanitários previstos. A situação está sendo acompanhada pela Secretaria de Estado da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul.

A assistência médica no presídio ocorre semanalmente, com visitas de um profissional de saúde. Porém, nesta terça-feira (8), os atendimentos foram intensificados, especialmente para os presos que dividiam cela com Yago, seguindo um protocolo clínico específico para casos suspeitos de meningite.

Uma mãe de outro detento da mesma ala, que prefere não se identificar, denunciou possível negligência no atendimento. Segundo ela, Yago apresentava sintomas há cerca de uma semana, como vômitos e dores, mas recebeu apenas medicamentos simples como dipirona, ibuprofeno e paracetamol. “Não foi retirado da cela para exames ou levado para a ala médica. Isso não aconteceu”, afirmou.

A mãe também manifestou preocupação com as condições enfrentadas pelos detentos durante o inverno. De acordo com ela, há restrições quanto ao envio de cobertores e roupas adequadas. “Tem mães que levaram cobertas um pouco maiores e mandaram cortar. Outras, que levaram cobertas de tom laranja mais vivo, tiveram os itens barrados. O frio lá é intenso, e eles são punidos de diversas formas”, relatou.

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul informou que todos os casos com sintomas de doenças transmissíveis recebem orientação individualizada, com notificações encaminhadas à direção da unidade. Há cerca de um mês, outro detento foi diagnosticado com meningite bacteriana no mesmo presídio e precisou ser hospitalizado.

Fonte: GCD

Faça parte do nosso Grupo e receba no WhatsApp notícias do Portal OBV. publicidade

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão