Em resposta imediata às enchentes devastadoras, grupos de Santa Catarina estão mobilizando recursos e assistência direta às áreas afetadas no vizinho estado do Rio Grande do Sul.
Diferentes grupos, mas com um único objetivo em mente: ajudar a população gaúcha. Voluntários das cidades de Itapema e Taió estão colaborando em parceria para auxiliar as vítimas das enchentes registradas nesta semana no Rio Grande do Sul.
O grupo de voluntários de Itapema, composto por quatro pessoas, partiu nesta sexta-feira (3) em direção ao estado vizinho. Esta não é a primeira vez que eles realizam esse tipo de ação; começaram em 2022, durante as enchentes em São João Batista, e atuaram também em Taió no ano de 2023. A parceria com o grupo voluntário de Taió, o Comitê de Monitoramento e Combate às Cheias de Taió (CMCC), foi estabelecida durante esse período.
Partindo da sede da Defesa Civil com seu próprio veículo, os voluntários receberam patrocínio para o combustível. Seu objetivo é iniciar os resgates o mais rápido possível, levando itens essenciais como água e cestas básicas para as vítimas das enchentes.
Embora já estejam a caminho do Rio Grande do Sul, tornando impossível a doação de itens físicos, a campanha de arrecadação de fundos continua ativa, tendo levantado até agora R$ 1.357. Contribuições podem ser feitas via pix, através do número 08577934977, para apoiar as necessidades urgentes daqueles afetados pela catástrofe.
Por outro lado, o Comitê de Monitoramento e Combate às Cheias de Taió (CMCC), liderado por Marino Anderle Junior, está organizando uma saída para o fim de semana com seis voluntários. O grupo já enviou um barco a motor em parceria com a equipe de Itapema.
O pix oficial do CMCC, CNPJ 53.265.240/0001-84, está aberto para arrecadação de fundos para comprar mantimentos, com planos de transportar os donativos com um caminhão. Até o momento, foram arrecadados R$ 10.461.