Nesta terça-feira (1º), o avião presidencial que transportava o presidente Lula (PT) do México ao Brasil apresentou um problema técnico logo após a decolagem da Cidade do México. Apesar de o problema ter sido solucionado, a aeronave precisou retornar ao aeroporto e aguarda o consumo de combustível para um pouso seguro.
Segundo informações, o avião VC-1, com 16 pessoas a bordo, está no ar enquanto os pilotos aguardam as condições adequadas para o retorno. Estima-se que o pouso ocorra entre duas e duas horas e meia após o início do procedimento.
Lula estava no México para a posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum, e continua se comunicando com o Palácio do Planalto enquanto a equipe permanece tranquila. Uma fonte da comitiva informou que houve uma pane, mas que “tudo está sob controle”.
Há indícios de que a pane foi causada por uma colisão de pássaro com uma das turbinas. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o incidente e destacou que todos os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso. Lula deve retornar ao Brasil ainda hoje em outra aeronave.
Esse é o terceiro caso de problemas com aviões presidenciais desde o início do ano.
Fonte: G1