Na 13ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Santa Catarina permaneceu na segunda posição, atrás apenas de São Paulo.
O relatório destaca que o estado lidera nos pilares de Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social, e ocupa a terceira posição em Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação. No entanto, Santa Catarina registrou quedas nos pilares de Potencial de Mercado, Sustentabilidade Ambiental e Educação.
Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ressaltou a necessidade de avanços na infraestrutura. “Apesar dos bons resultados em várias áreas, precisamos melhorar a infraestrutura para alcançar a primeira posição. Também é fundamental corrigir as quedas em outros pilares para garantir nossa competitividade e atratividade para investimentos”, afirmou Aguiar.
O Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades federativas com base em 99 indicadores distribuídos em dez pilares temáticos. O estudo é realizado pelo CLP em parceria com a Tendências Consultoria.