O Governo de Santa Catarina enviou, nesta quarta-feira, 28 de agosto, uma equipe de 20 bombeiros militares para atuar no combate aos incêndios florestais que atingem o Mato Grosso do Sul. A missão foi determinada pelo governador Jorginho Mello, que acompanhou a saída da equipe do Centro Administrativo do Estado às 10h30.
Os bombeiros militares são provenientes de diversas regiões de Santa Catarina e irão atuar nas cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, que estão entre as áreas mais afetadas pelos incêndios. A operação tem duração prevista de cerca de 15 dias, com a possibilidade de revezamento de equipe, caso necessário.
De acordo com o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Jefferson de Souza, a equipe enviada é especializada em combate a incêndios florestais. O grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, incluindo motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação e retardantes químicos, todos essenciais para a atuação em áreas de difícil acesso e alta intensidade de fogo.
A operação reforça o compromisso de Santa Catarina em apoiar outras regiões do país em situações de emergência e desastres ambientais.
Foto: Divulgação / CBMSC