Na manhã desta segunda-feira (29), a quinta fase da Operação Mensageiro resultou na prisão do prefeito Clézio Fortunato e do vice Jaime Antonio de Souza, da cidade de São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina. Os mandados foram cumpridos pelo Gaeco.
Clézio Fortunato, filiado ao MDB, e Jaime Antonio de Souza, ao PL, foram detidos conforme as investigações em andamento, que apuram esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta e destinação de lixo, abastecimento de água e iluminação pública em diversas regiões do estado.
A prefeitura da cidade confirmou as prisões em nota, afirmando colaboração com os agentes na entrega de documentos e aparelhos eletrônicos. O prefeito Clézio Fortunato declarou estar tranquilo com a resolução do caso e disposto a colaborar com as investigações.
A Operação Mensageiro já levou diversos políticos para a cadeia e continua suas diligências relacionadas a infrações em municípios catarinenses, como no Vale do Itapocú e na Região da Foz do Rio Itajaí. Agentes públicos, privados e órgãos públicos são alvos das investigações, que ainda seguem em sigilo por determinação judicial.