Em 17 de julho, o 13° Batalhão de Polícia Militar deu início a uma operação no condomínio Marcolino Martinho Felipe, situado no bairro Barra do Trombudo, com o propósito de aumentar a presença policial e prevenir crimes, especialmente os relacionados ao tráfico de drogas.
Além das equipes do 13º BPM, a operação conta com o suporte de diversas outras unidades, incluindo o Batalhão de Aviação de Polícia Militar (3º BAPM – Balneário Camboriú), Regimento de Polícia Militar Montada (São José e Lages), e Pelotões de Patrulhamento Tático (4º BPM – Florianópolis, 6°BPM – Lages, 14°BPM – Jaraguá do Sul, 18º BPM – Brusque e 22°BPM – Florianópolis). Esse esforço coletivo mobiliza um grande contingente de policiais, permitindo a execução de ações planejadas para manter a ordem pública, que continuarão a ser realizadas.
Com a presença da Polícia Militar, estão sendo implementadas melhorias no local, visando promover a integração entre a polícia e os moradores, além de garantir segurança, conforto e dignidade aos cidadãos do Alto Vale. Entre as ações já realizadas, destacam-se:
– Pintura de locais pichados;
– Instalação de câmeras de segurança;
– Melhoria da iluminação;
– Instalação de portão eletrônico, restringindo o acesso aos moradores do condomínio.
Essas iniciativas demonstram o compromisso da Polícia Militar com a qualidade de vida e a segurança da comunidade. A operação já resultou em várias prisões, apreensões de objetos ilícitos e recuperação de veículos furtados e adulterados, incluindo:
– Prisão em flagrante de um homem por adulteração de sinal identificador de veículo automotor;
– Prisão em flagrante de um homem pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de munição e porte de simulacro, bem como recaptura de fugitivo;
– Cumprimento de Mandado de Prisão de um homem pelo crime de feminicídio;
– Prisão em flagrante de um homem por receptação dolosa e recuperação de veículo furtado;
– Cumprimento de Mandado de Prisão de um homem em Lages, que havia fugido do condomínio alvo da operação em Rio do Sul.
O 13º Batalhão de Polícia Militar enfatiza que a operação continuará sem data para terminar, com a presença da Polícia Militar no local 24 horas por dia, até que a ordem e a segurança sejam plenamente restabelecidas na região.