A obra de dragagem dos rios em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, atingiu 30% de sua meta, com 2,5 km dos 8,2 km previstos já desassoreados. Esta intervenção, aguardada há mais de quarenta anos, é essencial para prevenir enchentes e melhorar a segurança dos moradores, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
Em visita ao local, o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, destacou o progresso da obra e a expectativa de maior agilidade nas próximas etapas, graças à mudança no tipo de material a ser removido. Ele também apontou os efeitos positivos já observados nas margens e na vazão dos rios onde a dragagem foi concluída.
A dragagem faz parte de um esforço maior do Governo do Estado para mitigar os impactos das enchentes, como as que ocorreram em 2023. Com investimento de R$ 16,2 milhões, esta é uma das primeiras grandes obras de infraestrutura voltadas à prevenção de desastres naturais na região. A expectativa é de que a obra seja concluída no prazo estipulado, trazendo mais segurança para a população local.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina continua a reforçar a importância de acompanhar os avisos e boletins meteorológicos. Para receber alertas por SMS, basta enviar o CEP da localidade de interesse para o número 40199.
Foto:Airton Fernandes