O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra-se acordado e conversando após realizar uma embolização de artéria meníngea média na manhã desta quinta-feira (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi considerado um sucesso, segundo o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho.
A intervenção teve como objetivo bloquear o fluxo sanguíneo entre artérias no cérebro, prevenindo novos sangramentos. A necessidade do procedimento já havia sido prevista desde a primeira cirurgia realizada na terça-feira (10), para tratar uma hemorragia intracraniana identificada após um acidente doméstico ocorrido em outubro.
Lula foi inicialmente hospitalizado em Brasília na última segunda-feira (9), após relatar mal-estar e dores de cabeça. Ele foi transferido para São Paulo, onde passou por uma trepanação para drenar o sangue acumulado.
Kalil destacou que a embolização é um procedimento complementar de rotina em casos como o do presidente, com o intuito de minimizar riscos futuros. Mais detalhes sobre a recuperação de Lula devem ser divulgados em uma coletiva de imprensa ainda nesta quinta-feira.
Fonte: SCC10
Foto: Ricardo Stuckert/PR