O governador Jorginho Mello deu autorização, na noite desta terça-feira (30), para o início das obras de reforma na Barragem de Ituporanga, localizada no Alto Vale do Itajaí. A reforma, que representa um investimento de R$23 milhões, foi garantida após a licitação eletrônica, onde o consórcio vencedor apresentou uma proposta menor do que o orçamento de referência inicial de R$25 milhões.
A barragem, com mais de 50 anos desde sua construção, é uma estrutura essencial para o controle de enchentes e para a gestão dos recursos hídricos da região. Segundo o governador, a atualização é uma medida fundamental para a segurança das cidades do Alto Vale: “Essas estruturas são um escudo que protege nossas cidades dos efeitos devastadores das enchentes. Estamos então investindo para garantir que as barragens continuem cumprindo sua função, preservando vidas e o patrimônio das pessoas”, afirmou.
As obras, distribuídas em duas fases, envolverão a substituição de cinco comportas, a revisão completa das galerias de concreto, a troca da blindagem metálica e a restauração do sistema elétrico. Uma das melhorias mais significativas será a automação da operação, permitindo o controle remoto das comportas pela Defesa Civil.
Na primeira fase, com conclusão prevista para até 40 dias após a assinatura da ordem de serviço, serão priorizadas as obras emergenciais para o pleno funcionamento das comportas 4 e 5. Na segunda fase, ocorrerá a substituição e atualização completa dos sistemas de operação, trazendo uma modernização abrangente para a estrutura.
Foto: Roberto Zacarias / SECOM