A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta laranja para a possibilidade de temporais a partir desta quarta-feira (27), com previsão de intensificação na quinta-feira (28). O fenômeno pode causar chuvas fortes, ventos superiores a 60 km/h e até granizo, especialmente no Extremo Oeste e Alto Vale do Itajaí. O risco de alagamentos e danos em redes elétricas é moderado nas áreas em amarelo, enquanto nas regiões em laranja o risco é alto, com possibilidades de enxurradas e quedas de árvores.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, os temporais são típicos de verão e devem ser passageiros. Ele explica que esses fenômenos ocorrem devido a uma baixa pressão, e embora seja possível que algumas áreas enfrentem tempestades severas, elas não devem ser generalizadas. “Será algo pontual, não um evento tão severo como os ciclones bomba”, esclarece Scheuer.
A combinação de calor e alta umidade cria condições favoráveis para o aumento da instabilidade atmosférica, e a chegada de uma frente fria na madrugada de quinta-feira (28) pode expandir os temporais, atingindo principalmente o Grande Oeste do estado. A Defesa Civil recomenda que a população se proteja durante os temporais, evitando áreas alagadas e áreas de risco, como encostas e locais com árvores inclinadas.
Este alerta pode se estender até sexta-feira (29), com o risco de tempestades em diversas partes do estado.
Foto: Defesa Civil