Em novembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Rio do Sul realizou três edições do Treinamento de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (TBRIE), com o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos da equipe para atuar em cenários críticos de alagamentos, enchentes e correntes de água. Os treinamentos aconteceram nos rios de Rio do Sul e Aurora.
Com foco em técnicas práticas e no desenvolvimento do conhecimento técnico, as oficinas proporcionaram aos bombeiros a chance de aprender e aprimorar procedimentos essenciais para o resgate em situações de emergência. Entre as atividades realizadas estavam inspeção e manuseio de embarcações, resgates em correnteza, natação ofensiva e defensiva, e técnicas específicas como o uso de isca viva e arremesso de cabo.
O comandante do 15º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, destacou a importância da formação contínua para garantir a excelência na atuação da corporação, especialmente em uma região como o Alto Vale do Itajaí, onde as enchentes são frequentes. Entre 2023 e 2024, Rio do Sul enfrentou 11 episódios de enchentes, incluindo a segunda maior da história, em 2023, quando o Rio Itajaí-Açu atingiu 13,04 metros.
Esses treinamentos são essenciais para preparar os bombeiros para atuar com eficiência em situações adversas e garantir mais segurança à população em momentos de crise.
Fonte e Fotos: CBMSC