Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) homenageou os bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Rio do Sul com uma Moção de Aplausos. A honraria, proposta pelo deputado estadual Oscar Gutz, reconheceu o esforço da equipe durante um complexo resgate realizado em novembro de 2023, em meio às enchentes que afetaram o Alto Vale do Itajaí.
O resgate ocorreu na noite de 17 de novembro, no Bairro Pamplona, em Rio do Sul, quando um homem caiu em uma área de mata fechada. Enfrentando um terreno alagado e vegetação densa, os bombeiros usaram lanternas e apitos para localizar a vítima, que conseguiu compartilhar sua localização pelo celular. Ela foi encontrada ao lado de uma queda d’água, de onde teria caído de uma altura de cerca de 7 a 8 metros, sofrendo uma fratura na perna.
A equipe, formada pelo cabo Diogo Félix da Silva e pelos soldados Luiz Felipe Duarte Kemper, Gustavo Maciel Keller, Maikel Maciel Kruger, e Luiz Gustavo de Medeiros Mancheim, além do bombeiro comunitário Adilson Luiz Rosseti (Samu), improvisou uma maca com um tambor de plástico e madeira para transportar a vítima pelo terreno escorregadio. O resgate incluiu içar a vítima por 70 metros na mata e transportá-la de barco até o Bairro Canoas, já que as estradas estavam bloqueadas pelas chuvas. A operação, que durou das 21h30 até as 3h30, foi concluída com a vítima entregue ao SAMU em estado estável.
Durante a cerimônia, o deputado Oscar Gutz elogiou o comprometimento dos bombeiros e destacou a importância de sua atuação para a segurança pública. Também receberam homenagens a soldado Raquel Baade, da Central de Emergências, o capitão Rubens José Babel Junior, e o tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, que coordenaram a operação.
Fonte: Assessoria de Imprensa CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC