Motoristas que trafegam pela BR-470 em Indaial, Santa Catarina, já podem utilizar o novo viaduto liberado na manhã desta terça-feira (5) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Parte das obras de duplicação da rodovia, esta nova estrutura é um dos 27 viadutos planejados entre Navegantes e Indaial, dos quais 13 já estão concluídos. A intervenção integra um projeto amplo de modernização que busca melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança ao longo do trajeto.
Além do viaduto recém-inaugurado, o DNIT anunciou a liberação de um quilômetro de pista duplicada em Gaspar, que será entregue ainda em novembro. O órgão destaca que as obras já alcançaram 81% de conclusão, com investimentos que superam R$ 1,2 bilhão. Com um volume diário de cerca de 30 mil veículos, a BR-470 é uma rota crucial para a mobilidade e o desenvolvimento do Vale do Itajaí.
Segundo o superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, os lotes 1 e 2 da duplicação já estão com mais de 95% das obras finalizadas e devem ser entregues em breve. Os recursos estão agora sendo concentrados nos lotes 3 e 4, localizados em áreas com maior tráfego e índices de acidentes. Andrade também informou que a construção do viaduto no bairro Fortaleza, em Blumenau, deverá ser concluída até o final de 2024, enquanto o viaduto de Badenfurt tem entrega prevista para o primeiro semestre de 2025.
Com uma extensão de 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial, a conclusão integral da duplicação da BR-470 está programada para o final de 2026. As melhorias na infraestrutura são vistas como um marco para o transporte regional, prometendo reduzir congestionamentos e aumentar a segurança em uma das vias mais movimentadas de Santa Catarina.
Fonte: NSC