Santa Catarina está em alerta para a possibilidade de temporais, granizo e ventos fortes nesta quarta-feira (23), devido à combinação de calor, umidade e um sistema de baixa pressão que afeta o Sul do Brasil. Segundo a Defesa Civil, as regiões mais suscetíveis a essas condições climáticas extremas são o Grande Oeste, o Alto Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.
Durante o dia, a previsão é de chuvas intensas com trovoadas e rajadas de vento, começando pela manhã no Extremo Oeste e se estendendo até o Litoral à tarde e noite. A Defesa Civil alerta para o risco de destelhamentos, queda de árvores, interrupções na rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas em diversas áreas do Estado.
As temperaturas variam entre 12°C e 36°C, com o Extremo Oeste registrando as maiores máximas. Já no amanhecer, a Serra Catarinense terá as menores temperaturas, entre 12°C e 16°C.
Ciclone Extratropical e Ventos Fortes
Além dos temporais, um ciclone extratropical está se formando no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. Apesar de não atingir diretamente Santa Catarina, o fenômeno provocará rajadas de vento significativas, especialmente na Serra e no Litoral Sul do Estado. Essas rajadas podem alcançar velocidades entre 50 km/h e 60 km/h, com potencial para provocar mais danos.
A recomendação da Defesa Civil é que, durante os temporais, a população evite áreas ao ar livre, busque abrigo seguro e não atravesse ruas alagadas. A previsão é de que a situação se estabilize a partir de sexta-feira (25), com o afastamento do ciclone da costa brasileira.
Fonte: NSC
Foto: Epagri/Ciram