A Prefeitura de Jaraguá do Sul confirmou nesta terça-feira (15) dois casos da nova variante da Covid-19, chamada XEC. A notificação foi feita pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC). As amostras foram coletadas em setembro de 2024 de duas mulheres, uma de 85 anos e outra de 34 anos, ambas com comorbidades.
A subvariante XEC foi identificada pela primeira vez em maio de 2024, na Alemanha, e está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de ainda não haver indícios de que represente maior risco, a vacinação continua sendo a principal medida de prevenção contra formas graves da doença. A cidade oferece testagem rápida para Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde em caso de sintomas respiratórios.
Atualmente, a vacina utilizada contra a Covid-19 no estado é a SpikeVax, da Moderna, atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5. A vacinação é recomendada tanto para crianças a partir de seis meses quanto para grupos prioritários e pessoas acima de cinco anos que ainda não tenham se vacinado. Além disso, outras medidas preventivas, como o uso de máscaras por sintomáticos e a higiene constante das mãos, seguem sendo recomendadas.
Essas ações visam não apenas proteger contra a Covid-19, mas também reduzir a disseminação de outros vírus respiratórios, reforçando a importância do cuidado coletivo e individual.
Fonte: NSC
Foto: PMJS, Divulgação