A partir da noite desta segunda-feira (7), Santa Catarina estará em alerta laranja devido à expectativa de fortes chuvas, resultantes da atuação de uma baixa pressão no Paraguai e da circulação atmosférica em níveis médios e baixos. As condições climáticas favorecem a ocorrência de temporais, ventos fortes e até granizo em algumas regiões.
O dia começou com tempo firme em grande parte do estado, especialmente no Oeste, onde o sol predominou. No entanto, no Litoral e no Vale do Itajaí, a nebulosidade trouxe chuvas fracas e a possibilidade de temporais isolados, influenciados pela área de baixa pressão.
Na terça-feira (8), a previsão indica chuvas fracas a moderadas já no início do dia em várias regiões, com Grande Florianópolis, Serra e Sul de Santa Catarina sendo as áreas mais afetadas. As temperaturas variam entre 11 a 19°C nas primeiras horas da manhã, com máximas oscilando entre 22 e 29°C no Oeste e no Planalto Norte. Ventos do quadrante Sul poderão resultar em rajadas de 40 a 60 km/h, aumentando o risco de vendavais e quedas de granizo.
Uma nova frente fria deverá chegar a SC na quarta-feira (9), com previsão de chuvas mais intensas e riscos de temporais para os três estados do Sul. As regiões do Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Norte catarinense estarão em alerta laranja, enfrentando temporais com raios e fortes rajadas de vento, além de riscos de alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
Entre o Médio e o Baixo Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, espera-se que as chuvas sejam persistentes, com menor potencial para riscos de raios, vendavais e granizo. As temperaturas mínimas deverão ficar entre 8 e 12°C na Serra e 13 e 22°C na maior parte do estado. O mar também deve ficar agitado, com ondas de Leste entre 1,5 e 2 metros à noite, conforme alerta da Defesa Civil.
Fonte: ND+