Notícias

Após duas décadas, PSD desbanca MDB e lidera número de prefeitos eleitos no 1º turno

O cenário político brasileiro sofreu uma mudança significativa nas eleições municipais de 2024, com o PSD superando o MDB no número de prefeitos eleitos no 1º turno, encerrando uma liderança de 20 anos. Até o momento, o PSD elegeu 878 prefeitos, enquanto o MDB ficou com 847, e o PP em terceiro, com 743.

Apesar de ainda haver 46 municípios com resultados pendentes, sendo 22 envolvendo candidatos do PSD e 20 do MDB, o partido de Kassab já garantiu a liderança. Mesmo que o MDB vença em todas essas localidades, não conseguirá ultrapassar o PSD.

No ranking dos partidos, o União Brasil ficou em 4º lugar com 578 prefeitos eleitos. Já o PT, partido do presidente Lula, terminou em 9º, com 248 prefeitos, ficando atrás de siglas como PL, Republicanos, PSB e PSDB.

O PSD, fundado por Gilberto Kassab em 2011, foi o partido que mais cresceu em relação às últimas eleições, com um aumento de 35% no número de prefeituras conquistadas, saltando de 650 em 2020 para 878 em 2024. Já o PSDB, que foi uma das principais forças políticas do país, sofreu uma queda expressiva, perdendo 47% das prefeituras em comparação com 2020.

O resultado reforça o crescimento do PSD no cenário político nacional e marca o declínio do PSDB, que viu seu número de prefeitos cair de 512 em 2020 para 269 em 2024, a maior perda entre os partidos nas eleições deste ano.

Fonte: Política JP
Foto: Reprodução

Faça parte do nosso Grupo e receba no WhatsApp notícias do Portal OBV. publicidade

Visitante

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Notícias

Foragido pela morte de delegado aposentado em bar morre em confronto com a polícia em SC

Um dos dois foragidos investigados pelo latrocínio de um delegado aposentado em um bar de Criciúma, no Sul catarinense, foi
homicidio-sao-jose
Notícias

Empresário de salões de beleza de luxo é suspeito de matar a tiros cliente de bar em SC

Um cliente de uma loja de conveniências foi baleado e morreu em São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão