A cidade de Rio do Sul ganhou neste sábado (21) um novo espaço voltado para o lazer e a educação ambiental: o Jardim Botânico. Localizado no km 5,5 da Estrada Geral Albertina, no Bairro Albertina, o local oferece 20 hectares de área verde preservada, com trilhas e atrações voltadas para a valorização da flora local e para o contato direto com a natureza.
O espaço conta com duas trilhas que levam a três cachoeiras, lagoas, um apiário de abelhas nativas sem ferrão, exposições de bromélias e cactos, além de 18 coleções botânicas distribuídas pelo parque. Também está disponível um pomar de cítricos, além de um Centro de Educação Ambiental e um Casarão Histórico que abriga uma Casa de Exposições.
A inauguração foi resultado de uma parceria entre diversas entidades, incluindo a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, a Associação Ambientalista Pimentão, a Associação de Moradores da Albertina, a Casan, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Flora Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina, a Mudar, a Unidavi e o Horto Florestal da Unidavi.
O Jardim Botânico promete ser um espaço de referência para o lazer ao ar livre, com passeios por trilhas pavimentadas, e para a conscientização ambiental, com atividades voltadas à preservação e à educação sobre a biodiversidade local.
Veja as fotos da inauguração abaixo:
Fotos: Rádio Mirador