Um levantamento realizado pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que 54,9% dos brasileiros apoiam o retorno do horário de verão ainda este ano. A pesquisa, que ouviu três mil pessoas, revelou que 41,8% são totalmente favoráveis à mudança e 13,1% se mostram parcialmente a favor.
O maior apoio ao adiantamento dos relógios foi registrado nas regiões onde o horário de verão era mais comum: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, 60,6% dos entrevistados aprovam a mudança, enquanto no Sudeste esse número é de 56,1%. No Centro-Oeste, o apoio alcançou 40,9%.
Entre as justificativas para a volta do horário de verão, 43,6% acreditam que ele ajuda a economizar energia, enquanto 39,9% discordam. O levantamento também apontou que 35,2% dos entrevistados se sentem mais seguros ao sair de casa com a mudança, em especial no horário de ida ao trabalho.
A possibilidade do retorno do horário de verão está sendo considerada pelo governo federal, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que destacou a potencial economia de energia como principal benefício.
Fonte: Agência Brasil