Nesta segunda-feira, 26 de agosto, uma intensa onda de frio fez com que diversas cidades de Santa Catarina amanhecessem com termômetros marcando temperaturas negativas. Urupema, na Serra Catarinense, registrou a menor temperatura do estado, com -3,35°C, de acordo com o painel de monitoramento da Epagri.
A previsão é de que o frio intenso continue ao longo da semana. A Defesa Civil alerta que as temperaturas pela manhã devem variar entre -5°C e 2°C, enquanto as máximas diurnas não devem ultrapassar os 19°C na maior parte do estado.
Em São Joaquim, também na Serra, a sensação térmica chegou a -5,5°C, e os termômetros marcaram -1°C no início da manhã, com árvores congeladas. Outras cidades da região, como Lages e Bom Jardim da Serra, também registraram temperaturas negativas e sensação térmica abaixo de -5°C.
No Oeste catarinense, a geada cobriu boa parte de Chapecó, onde a mínima registrada foi de 2,8°C. As temperaturas na cidade não devem passar dos 14°C ao longo do dia. O frio intenso deve persistir em todo o estado, mantendo as temperaturas em níveis muito baixos.