O governador Jorginho Mello recebeu nesta terça-feira (23) no Centro Administrativo do Governo do Estado os policiais militares catarinenses que participaram da missão humanitária no Rio Grande do Sul, iniciada em 2 de maio e concluída em 22 de julho. A operação, coordenada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), resultou no resgate de 865 pessoas e 106 animais.
Durante a missão, a PMSC desempenhou um papel crucial na preservação da ordem pública, além de transportar quase seis toneladas de alimentos e mais de 12.300 litros de água potável para as áreas afetadas. A corporação também escoltou cinco caminhões carregados com donativos, garantindo a segurança dos suprimentos.
O governador Jorginho Mello, juntamente com o comandante-geral da PMSC, Aurélio José Pelozato da Rosa, expressou seu agradecimento e prestou homenagens aos policiais. “Recebi vários telefonemas de agradecimento do governador do Rio Grande do Sul, da Brigada Militar, de deputados e senadores de lá, elogiando o serviço de nossa equipe. Vocês engrandeceram a Polícia Militar e o Governo de Santa Catarina, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Mello.
A missão contou com a participação de 249 policiais, que utilizaram 11 embarcações, 61 viaturas 4×4, cinco aeronaves e diversos veículos para apoiar as operações no estado gaúcho. Além das ações humanitárias, a PMSC realizou abordagens de 956 pessoas, resultando em 15 detenções, apreensão de três armas de fogo e 9,10 kg de drogas.
Na segunda-feira (22), o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, foi homenageado na sede da Brigada Militar do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, em reconhecimento ao trabalho realizado durante as enchentes. “Estamos com o sentimento de dever cumprido”, disse o coronel Alessandro.