Na quinta-feira, 18, uma criança de 3 anos foi brutalmente atacada por um pitbull na praça da Emancipação, em Navegantes. A criança sofreu mordidas no rosto e no pescoço e foi imediatamente encaminhada ao hospital para receber atendimento médico.
O ataque ocorreu enquanto a criança estava sentada em um banco com sua mãe e irmã, em frente ao ginásio de esportes. Segundo relatos, a situação só foi controlada quando a mãe pediu socorro e um homem conseguiu segurar o cachorro.
O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA) foi acionado e apreendeu o cão. A mãe da criança registrou um boletim de ocorrência. Em resposta às denúncias, o promotor de Justiça orientou a Polícia Militar a buscar o dono do animal, que foi preso em flagrante.
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), o suspeito responderá por lesão corporal contra criança e omissão de cautela na guarda de animal perigoso, infrações que podem resultar em uma pena de prisão de até oito anos, dependendo da gravidade das lesões causadas. O dono do cão foi encaminhado para a Central de Plantão Policial em Itajaí.
Moradores locais relatam que é comum ver cães soltos na praça, indicando que este tipo de incidente pode se repetir se não houver maior vigilância e controle.